O final de DA:I – Entendendo a Cena

Essa é a segunda postagem sobre o final de DA:I, aquela cena depois dos créditos que deu o que falar.

É possível ler essa postagem sem ter lido a anterior, mas se você preferir ler na ordem, leia a parte 1 aqui sobre as pistas que o jogo deu sobre o que seria revelado no final.

Como disse na primeira postagem, aqui está cheio de spoilers, então se você ainda não jogou Dragon Age Inquisition, pare de ler, vai terminar e volta aqui!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

A cena final

Agora vamos comentar o que aconteceu nessa cena (podem ignorar o vídeo depois do primeiro minuto).

  • Flemeth coloca… Algo no eluvian?

A cena começa com Flemeth tocando em um eluvian, mas se prestarmos atenção, parece que ela está colocando algum tipo de energia dentro do espelho.

Em DA:O, Morrigan descobre que Flemeth usa a vida das suas filhas para continuar imortal. O Warden pode matar Flemeth ou enganar Morrigan. Independente da escolha que fizemos, em DA2, Flemeth aparece e ajuda Hawke e sua família a escapar de Kirkwall, pedindo em troca apenas que Hawke leve um amuleto até o clã Dalish da região. Mais tarde, no Ato 1, quando entregamos o amuleto para Merrill, vemos Flemeth surgir, mesmo que ela tenha sido morta em DA:O

Flemeth diz que colocou um pedaço de sua alma ali, que seria suficiente para continuar vivendo. Pra quem gosta de Harry Potter, é como se Flemeth tivesse feito uma horcrux. Como ela mesma diz, apenas um pedacinho pequeno já serve.

Acredito que, nessa cena, vemos Flemeth colocando uma parte de sua alma no eluvian e fazendo deste uma espécie de horcrux. Ela provavelmente sabe que algo pode acontecer com ela…

  • A orbe de Fen’Harel

Flemeth: Eu sabia que você viria, você não devia ter dado a sua orbe para Corypheus, Dread Wolf.

Solas: Eu estava muito fraco para usá-la depois do meu sono.

Esse é o momento que descobrimos que Solas é Fen’Harel, também que Corypheus conseguiu a orbe com ele. Aparentemente, por alguma razão, Solas acordou de algum sono que o deixou fraco e quis ativar a orbe. Mas como não tinha forças, entregou para alguém que tinha energia para usá-la.

O “sono” que Solas faz menção aqui é muito provavelmente o uthenera (em élfico significa “sono longo” ou “sonho sem fim”). Quando os elfos ainda viviam por muitos anos, ao ponto de serem quase imortais, uthenera era quando um deles ficava muito velho e resolvia “descansar”, então eles dormiam, normalmente nunca mais acordando, e enquanto seus corpos ainda estavam vivos, a mente vagava pelo além e o fade. Na página da wiki de Dragon Age, eles usam a palavra “slumber” para falar do sono, a mesma palavra dita por Solas durante a cena.

  • Que erro é esse?

Solas: O erro foi meu. Eu devo pagar o preço, mas o povo precisa de mim. Eu sinto muito.

Flemeth: Eu também sinto muito, velho amigo.

Solas diz que cometeu um erro e que ele devia pagar o preço, mas o povo precisa dele. Na cena, ele fala “the people”, que é muitas vezes a palavra usada quando os elfos querem falar de outros elfos.

O erro poderia ser o que acabou de acontecer, dar a orbe para o Corypheus e todo o caos que aconteceu em seguida, mas não acho que seja o caso. Solas fala do povo, que provavelmente é o povo élfico. Acho que esse erro, na verdade, é aquele erro que ele fala com o Cole (mencionado aqui)

Além disso, outro fato importante: Apesar de Solas parecer preocupado com os outros elfos, ele nunca mostra interesse, na verdade é quase um desdém em relação aos dalish e aos elfos das cidades. Não acho que seja desse “povo” que ele esteja falando. No templo de Mythal, um inquisitor elfo pode falar para Abelas que ele devia ajudar seu povo, Abelas responde “Você não é o meu povo”. Abelas serviu Mythal, então ele deve ser tão velho quanto Solas. Talvez os dois tenham uma visão de “povo” semelhante, que é o povo élfico do passado.

Importante perceber aqui também que, apesar de nas lendas parecer que Solas era inimigo de todos os outros deuses, aparentemente ele e Mythal eram grandes amigos. Isso reforça o que Abelas diz antes, de que Fen’Harel não causou a morte de Mythal.

  • Flemeth… Morreu?

Acho que quem pagou o preço na verdade foi Mythal, porque logo em seguida algo acontece que Flemeth desmaia, e posso jurar, pela animação, que parte da energia dela foi para Solas. O momento final que ele olha pra câmera com os olhos estranhos reforça essa ideia.

Muita gente acredita que Flemeth de fato morreu aqui, mas eu acho que não. Eu acredito que Flemeth sabia que Solas estava vindo e ela sabia o que ele ia fazer, Flemeth sempre esteve um passo a frente em todas as vezes que ela apareceu, não acho que seria pega de surpresa agora. Tudo bem, Fen’Harel é conhecido por ser trapaceiro, mas eles são amigos, ela conhece como ele age e Solas parece ser muita coisa, mas não necessariamente desleal. Sabendo que Fen’Harel vinha e sabendo o que ele ia fazer, ela colocou parte de sua alma no eluvian para poder voltar depois (através da pessoa que bebeu do poço no templo de Mythal?). Não sei bem dizer se Solas sabia o que ela fez ou não, mas provavelmente, porque como eu disse, eles são amigos há muito tempo e se conhecem.

Flemeth diz que Mythal chegou nela e entrou em seu corpo. Diferente de Solas, o corpo de Flemeth nem sempre foi Mythal, mas sim um dos corpos que carregou a energia dela. Agora, aparentemente, essa energia passou para Solas, então a pessoa que bebeu do poço pode estar presa aos desejos dele. Então Morrigan ou o Inquisitor podem ser controlados por Solas da mesma forma que Flemeth já o fez.

Detalhes do cenário: Eu tenho quase certeza que eles estão fora do eluvian e em algum templo élfico, pelas estátuas e a vegetação ao redor. Além disso, é legal notar que há uma estátua de lobo de um lado do eluvian e de um dragão do outro, provavelmente representando Solas e Mythal.

Essa segunda parte foi menor, mas prometo que compenso na terceira.

Não esquece de curtir e compartilhar, no facebook também pra ajudar o blog! Caso você tenha visto mais alguma coisa importante nessa cena que eu perdi, comenta!

Anúncios

3 comentários sobre “O final de DA:I – Entendendo a Cena

  1. Pingback: O final de DA:I – Teorias do Passado e do Futuro | Ideias em Roxo

  2. Pingback: Trespasser: Dragon Age Inquisition DLC | Ideias em Roxo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s