9° Episódio: The Dance of Dragons – Análise de Game of Thrones

Episódio do dia 07/06: The Dance of Dragons

Em geral: Particularmente, tenho muitos sentimentos contraditórios sobre esse episódio. Não dá pra dizer que foi um episódio ruim, na verdade ele funciona bem, principalmente se comparado com os outros episódios da temporada. Do ponto de vista audiovisual é incrível, possui os elementos de um nono episódio de GOT: tenso e trágico. Porém esse episódio faz uma das piores mudanças da série, além de alguns pontos não fazerem muito sentido para a história.

Abaixo análise com spoilers

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

  • Passando por Jon rapidamente…

Não há muito o que dizer, só que o nono episódio usa uma cena pequena para reforçar o que já sabemos que vai acontecer: Parte da Patrulha vai ficar conta o Jon, há muitas pessoas infelizes e o comandante sabe disso, mesmo que Sam tente animá-lo.

  • Uma das piores decisões de Game of Thrones

Stannis está com sérios problemas. Preso no meio do gelo e sofrendo ataques de Ramsay, o rei pede para Davos voltar para a muralha e pedir ajuda. Stannis não tinha muito o que fazer, mas será que ele realmente achava que Jon poderia ajudá-lo? As coisas já estavam difíceis quando Stannis saiu de lá, agora então…

Sem enrolar, depois de ver o episódio, acredito que um dos motivos de Stannis mandar Davos de volta é porque ele sabia que Davos seria contra o sacrifício de Shireen.

Antes de falar tudo de errado com a cena, vamos falar do bom: Como sempre, as atuações de Game of Thrones foram muito boas, ver Shireen gritando pelo pai que foi o responsável por coloca-la lá é de partir o coração. Game of Thrones sempre deu um show de produção, aqui não seria menos.

Então vamos lá, os problemas: Todos nós sabemos que a série não vai ter um final feliz, desde a morte de Ned Stark, sabíamos que ninguém estava a salvo. Então por que a morte de Shireen é tão revoltante enquanto a de Robb, que também causa revolta, não é um erro da história? Shireen é uma criança indefesa, mesmo que o Casamento Vermelho tenha sido um massacre, eram adultos que pelo menos poderiam tentar alguma coisa. Shireen é uma criança e foi executada sem ter nenhuma chance. Além disso, a morte dela não faz nenhum sentido com a narrativa que tinha sido apresentada na série até agora.

A série construiu a imagem de um Stannis que, apesar de duro e orgulhoso, ama muito Shireen e o relacionamento deles foi mostrado como melhor que o da menina com a própria mãe. Entendo o que a série fez, para a audiência se importar mais e sofrer com a morte da Shireen, colocaram mais cenas tanto dela quanto dela com o pai, que foi o que a mandou para a fogueira. Porém isso vai contra tudo o que tinha sido construído até aqui.

Há pessoas falando que acham que Stannis seria capaz de fazer isso, mas discordo. Stannis faz Davos prometer que se ele cair, Shireen deve chegar ao trono de ferro. Stannis se importa muito com a linhagem de sangue e Shireen é sua única herdeira. Ele não aprova quando Melisandre quer queimar seu sobrinho. Stannis sempre se importou com Shireen, um dos acertos da série inclusive foi dar espaço para esse relacionamento. Aí você me diz que esse pai, que quando parece não amar ninguém, sempre sorri pra Shireen, vai lá e mata a filha?

Depois que saiu o episódio, liberaram esse vídeo em que os produtores dizem “Quando George nos contou sobre essa cena…”, o que indica que GRRM já planejava isso e vai estar no livro. Mesmo que a cena realmente aconteça, a série fez escolhas muito ruins na sua adaptação.

No final de a Dança dos Dragões, Stannis está supostamente morto, derrotado na guerra, enquanto Melisandre, Shireen, Selyse e Davos estão na muralha. É muito provável que a morte de Shireen no livro tenha acontecido sem Stannis estar presente, até porque sabemos que alguns capítulos que eram para ser do quinto livro tiveram que pular para o sexto. O que imagino que vá acontecer: Melisandre vê nas chamas que Stannis vai perder, então ela vai para Selyse e a convence de sacrificar Shireen. Não vamos esquecer que Selyse sempre foi fria em relação a filha. Quando Stannis volta ele vê o que aconteceu e esse pode inclusive ser o momento em que Stannis começa a se afastar de Melisandre (teoria pessoal, mas acho que eventualmente vai acontecer). Há outras teorias sobre o motivo de Shireen ser sacrificada, mas acho que o motivo colocado na série é o mais provável.

Na televisão é sempre melhor mostrar do que contar, um exemplo que a HBO acertou foi mostrar o massacre em Durolar ao invés de alguém contar para Jon, como foi o que aconteceu no livro. O problema é que essa cena, com Stannis apoiando o sacrifício, destrói todo o desenvolvimento dele até agora. Eu particularmente nunca duvidei que Melisandre fosse tentar ir para cima da menina, mas não me desce o Stannis permitir, o mesmo que se recusou a mandar a filha embora quando todos falaram que escamagris não tinha cura.

Pelo passo do livro, acredito que a versão escrita vai ser algo feito pelas costas do Stannis, não há nada no personagem em nenhuma das versões que me faça crer que ele faria o que fez na série. Nada impede que GRRM escreva a cena do jeito que aconteceu na série, mas aí vai ser um erro da história como um todo, não só da HBO. Mas ainda assim, em qualquer contexto, só o fato de sacrificarem uma criança dessa forma já é algo que faz você se perguntar “Qual é a necessidade disso?”.

  • Arya

A grande mudança no arco dela dessa temporada. Nos livros ela continua sua missão e a vai aprendendo a servir o deus de várias faces. Na série vemos mais movimentação, Mace Tyrell e Meryn Trant vão para Braavos e o segundo nome é um dos que Arya repete sempre antes de dormir.

Ela o segue pela cidade e vê que, além de gostar de estuprar, Trant gosta de meninas bem mais novas. Por que fazer essa mudança? Não que eu tenha – a princípio – problemas com os dois em Braavos, mas colocá-lo com prostitutas e preferindo crianças é mais uma coisa que parece desnecessária. A impressão é que a série queria aumentar o ódio de Arya, mas ela já odeia todos os que estão na sua lista, não precisa de mais um motivo.

Isso pode ser mais um spoiler dos livros. Várias pessoas acreditam que Arya vai se tornar uma espécie de assassina, seja por conta própria ou para o deus de várias faces, então talvez isso mostre esse lado. Ao mesmo tempo que gosto de ver Arya lidando com algo de seu passado, talvez pelo ritmo acelerado da série, teria sido mais interessante colocar essa cena mais tarde, quando ela já estivesse mais imersa nos aprendizados.

Espero que fechem o núcleo dela no próximo episódio ou essa cena terá sido meio vazia, até porque é certo que Jaqen sabe que Arya está mentindo. Ah, e HBO, não precisa fazer toda a personagem mulher ser assediada não, viu? A cena teria funcionado do mesmo jeito sem os meninos assediando a Arya no começo.

  • Dorne

Doran, como sempre, é muito pacífico, deixando Jaime levar Myrcella de volta para Porto Real (Aquilo tudo foi para nada? Era só pedir que Doran entregava?), desde que leve também Trystane para ser parte do conselho, substituindo Oberyn. No livro isso não acontece, ninguém vai para Porto Real até porque Jaime nem está lá para começo de conversa. Além disso, Bronn também está livre, só teve que levar uma cotovelada.

Nem vou gastar muito tempo divagando sobre toda a questão de “Você é a mulher mais linda do mundo” e o xingamento misógino que segue, a HBO errou demais com as Serpentes. Então vamos direto para Ellaria, que foi obrigada a se curvar e que não estava nada feliz com Jaime ser bem tratado por Doran. É difícil apontar o erro porque isso é tudo consequência de uma caracterização errada da personagem desde o começo, toda a postura de Ellaria está diferente, sem contar que é mais uma mulher forçada a se curvar…

Então Ellaria vai até Jaime, eles conversam, dá para ter um vislumbre de como Dorne não é conservadora como o resto de Westeros. Só nessa cena que vemos um pouco do que Ellaria deveria ter sido, admitindo para Jaime que Myrcella não tinha nada a ver com a morte de Oberyn. Sério? Agora você diz isso? Ela tinha que ter sido assim desde o começo! Ellaria (como já disse em outra crítica da temporada) nunca faria o que fez na série. Daí depois que a personagem já é mudada completamente, de repente ela muda de opinião? Volta a ser a Ellaria que conhecemos? O que aconteceu aqui?

O grande ponto de interrogação é Doran. Ainda não consigo entender a decisão de mandar Trystane e Myrcella para Porto Real assim, mas se tem uma coisa que eu aprendi com o Doran dos livros é que ele é um dos melhores estrategistas da série e nada que faz é por acaso, por mais que teste a paciência de todos. Espero que o Doran da série seja tão esperto quanto o do livro e a mudança do rumo de Trystane e Myrcella faça algum sentido mais tarde, por enquanto só deu a impressão de “foi muito fácil”.

  • A Dança dos Dragões

Daenerys inaugura a grande arena e todos sabemos o quanto ela é contra isso. Durante as lutas, vemos Daenerys, Hizdahr e Tyrion conversando sobre a arena, tradições que devem ser mantidas e o que é certo ou errado. Hizdahr levanta uma questão interessante para Daenerys, questionando por que a vontade dela e os desejos dela deviam ser maiores que o do povo de Meereen. Tyrion se mostra contra a arena também, por toda a questão da violência. Além de um diálogo interessante, serviu para mostrar que, apesar da própria Daenerys ter sugerido o casamento, nem tudo são flores na corte. Também vimos que Daario ainda atrai bastante a atenção da rainha, o olhar dela quando ele fala diz tudo.

Jorah aparece e tudo muda. Daenerys não está só desconfortável, está com medo. Não esperava que Jorah fosse morrer agora, já sabendo da cena de Drogon, dificilmente eles colocariam dois momentos de grande impacto ao mesmo tempo.

No livro, Drogon invade a arena durante uma luta e Daenerys precisa tentar acalmá-lo, porém o dragão não a reconhece e a ataca, fazendo com que a rainha tivesse que tentar domá-lo, voando com ele para longe (tanto que ela não consegue voltar exatamente porque Drogon não a obedece). Na série é bem diferente, para a televisão achei interessante a escolha das harpias invadindo a arena e fazendo o massacre, foi surpreendente e criou tensão (mas Dany, troca sua segurança, como que tanta gente escondeu uma máscara de ouro pesada assim?). Não entendi bem porque as harpias atacaram os ricos também, talvez por que estar ali significava apoiar a rainha de alguma forma?

O que me parece um tanto quanto incoerente é Drogon. Esperava que ele ficasse contra a Daenerys, atacando-a também e resultando em todo o finalzinho dessa parte no livro. Ao invés disso, Drogon reconhece e obedece Daenerys, ela sobe nele e o manda voar. Mas para onde? Por que ela fez isso? Pra fugir? E o resto do pessoal que ficou pra trás? Algumas pessoas sugeriram que foi porque ele estava machucado, mas ficou uma dúvida no ar. Mesmo que Drogon não atacasse Daenerys, só faria sentido ela subir nele se ela tivesse encurralada, longe dos outros e essa fosse a única alternativa.

Como a temporada foi mostrando Drogon aos poucos, tirou o impacto da surpresa no final. De qualquer forma, é um momento grande para a personagem de Daenerys, que finalmente consegue montar seu dragão e se conecta com Drogon. Enquanto Daenerys sobe, Stannis cai com sua escolha, um paralelo legal que o episódio criou.

O que espero do season finale: Brienne e Podrick finalmente vão atrás de Sansa e alguém vai ficar pra trás nessa fuga, inclusive podem usar a confusão da chegada de Stannis para fazer o plano funcionar. Jaqen provavelmente vai descobrir que Arya mentiu e seu arco termina com algum tipo de consequência. Cersei vai ser condenada e não confio nos produtores para fazer essa cena. Jon vai passar por maus bocados na Patrulha da Noite, provavelmente a última parte do episódio. Talvez Dorne e Daenerys apareçam também, mas não ficaria surpresa se ambos os núcleos não aparecessem mais nessa temporada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s