Uma outra versão de Rhaegar e Lyanna | Teorias de Game of Thrones

ESSE TEXTO FOI ESCRITO EM 2015, ANTES DAS REVELAÇÕES DA SÉTIMA TEMPORADA DE GAME OF THRONES!

Há muitas teorias sobre quem era Rhaegar Targaryen, sobre a promessa de Lyanna Stark para Ned e o que realmente aconteceu na guerra contra os Targaryen.

Rhaegar Targaryen é mencionado pela maioria dos personagens como um príncipe perfeito, que talvez se Aerys, o rei louco, tivesse morrido mais cedo e Rhaegar assumido, as coisas não teriam terminado em guerra. Nos capítulos de Cersei vemos que ela queria muito casar com Rhaegar, que ele era lindo e amado pelo povo. Barristan diz que ele era uma pessoa muito bondosa, cantava bem e só machucava os outros quando não tinha nenhuma outra escolha. Petyr fala de como Rhaegar era um grande cavaleiro e chocou a todos quando nomeou Lyanna como a Rainha do Amor e da Beleza do torneio de Harrenhal, ao invés de sua esposa Elia Martell. Os únicos personagens que parecem ter uma visão ruim de Rhaegar são Robert e Sansa. Robert fala de como Rhaegar era uma pessoa horrível, que sequestrou Lyanna, sua amada, e causou toda a guerra. Na série, Sansa fala pra Mindinho que pouco importou ele nomear Lyanna como a Rinha do Amor e da Beleza porque mais tarde ele a sequestrou e a matou.

Lyanna Stark, por sua vez, muitas vezes é comparada com Arya, não só pela aparência, mas também pelo seu temperamento. Ela atacou três pessoas que maltratavam Howland Reed durante o torneio de Harrenhal e era conhecida por ter “sangue de lobo”. Ned lembra dela com muito carinho, de como ela era bonita e como temia, de certa forma, ter que se casar com Robert Baratheon, pois ele já tinha fama de ser mulherengo desde aquela época. Ned encontra sua irmã na Torre da Felicidade, em Dorne, depois que o rei Aerys é morto, em uma “cama de sangue”, suas últimas palavras são “Prometa-me, Ned”. Não sabemos qual era a promessa nem o que exatamente aconteceu com Lyanna, há poucas pessoas vivas atualmente na história que saberiam dizer o que realmente aconteceu.

Essa postagem é baseada em algumas teorias que li ultimamente e que me parecem ser muito possíveis, sobre o que realmente aconteceu entre Rhaegar e Lyanna.

Aviso de spoilers de todos os livros/temporadas.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

A teoria mais conhecida sobre Rhaegar e Lyanna é R + L = J, que afirma que os dois são os verdadeiros pais de Jon Snow. Já expliquei em uma postagem sobre a quinta temporada de Game of Thrones o que é essa teoria, mas vamos relembrar:

Rhaegar Targaryen era casado com Elia Martell e Lyanna Stark estava prometida para Robert Baratheon. Durante o torneio de Harrenhal, Rhaegar vence todos os adversários e coroa Lyanna como a Rainha do Amor e da Beleza, ignorando a própria esposa. Após o torneio, Lyanna teria sido raptada por Rhaegar e levada até a torre da alegria, isso faz com que Rickard e Brandon, pai e irmão de Lyanna, fossem até Porto Real exigir explicações. Aerys matou os dois de formas horríveis, o que resultou em toda a guerra que acontece antes dos eventos dos livros.

A teoria diz que Lyanna não foi sequestrada, que na verdade ela foi com Rhaegar por vontade própria, pois os dois estavam apaixonados. Rhaegar morre na Batalha do Tridente e Lyanna é encontrada por Ned após ter um filho Targaryen, que não seria ninguém menos que Jon Snow. A promessa de Ned é que ele nunca deixe ninguém saber que Jon é um Targaryen, caso contrário Robert mandaria matá-lo (como vimos no primeiro livro, Robert faz de tudo para matar Viserys e Daenerys).

Essa é uma teoria aceita por boa parte dos fãs, inclusive pra mim ela foi praticamente confirmada na quinta temporada da série. Ainda concordo que Jon seja um Targaryen, mas depois de ler algumas coisas, comecei a duvidar da parte do “se apaixonaram”, acho que a coisa não é tão simples assim e, apesar de todos acreditarem que Robert era louco por ter uma visão tão ruim de Rhaegar, eu começo a acreditar que ele não estava tão enganado.

Vamos começar com Rhaegar. Como eu disse antes, a maioria das pessoas acredita que ele era uma pessoa boa. Ele era o primeiro filho de Aerys e costumava ler muito quando criança, evitando se envolver em qualquer tipo de luta. Parece que algo que ele leu o fez se tornar um cavaleiro, muito bom por sinal.

Rhaegar era apaixonado e talvez até obcecado pelas histórias que tinha lido, confirmado quando Aemon comenta que Rhaegar acreditava que seu filho, Aegon, era o “Príncipe que foi prometido”, que também pode ser interpretado como Azor Ahai, o herói que salvará Westeros do inverno e dos outros. Isso também é confirmado na visão de Daenerys na Casa dos Imortais, quando ela vê Rhaegar conversando com uma mulher, provavelmente Elia, sobre Aegon, o filho recém nascido e como ele seria o Príncipe Prometido e que o dragão deve ter três cabeças.

Essa releitura da teoria afirma que Rhaegar era obcecado por essa lenda, há duas menções de como ele acreditava que seu filho fosse o Príncipe das lendas, ele gostava muito de histórias e canções, sem contar que seus próximos atos fariam mais sentido com essa interpretação. Calma, vou chegar lá.

Aegon era o suposto Príncipe Prometido, ele tinha nascido no mesmo dia que um cometa vermelho foi visto em Westeros, a “estrela sangrenta” das lendas. Rhaegar deu esse nome ao seu filho porque, segundo ele durante a visão na Casa dos Imortais, que nome melhor para um salvador? Aegon I foi o primeiro rei de Westeros e juntou os sete reinos. Algumas pessoas acreditam que, quando Rhaegar leu sobre a profecia do Príncipe Prometido e sabendo que tinha nascido no mesmo dia da tragédia de Solarestival, acreditou que ele mesmo era o Príncipe da profecia, que de acordo com a lenda deveria nascer (ou renascer) no meio de sal e fumaça, sob uma estrela sangrenta. Solarestival foi queimada, da onde viria a fumaça, e o sal podia vir tanto do lugar ser perto de Dorne, quanto pelas lágrimas derramadas por tantos que morreram. É fato que Rhaegar era muito ligado ao que aconteceu em Solarestival, isso pode ser o motivo, o que também explicaria porque o nome de sua primeira filha era Rhaenys, já que ele realmente acreditava que era o príncipe e que o dragão precisava de três cabeças. Nessa altura Rhaegar já tinha um irmão, Viserys, não entendo porque nesse momento ele teria ignorado esse fato, Rhaenys nasceu depois de Viserys. Talvez por acreditar que as três cabeças tinham que ser um homem e duas mulheres Targaryen (já que Aegon era casado com suas duas irmãs, Rhaenys e Visenya)?

De qualquer forma, quando Aegon nasceu sob uma estrela sangrenta, Rhaegar deve ter percebido que na verdade seu filho era esse príncipe e Rhaenys já era uma das cabeças do dragão, faltava mais uma. O problema é que Elia quase morreu no parto de Aegon e os meistres disseram que ela não sobreviveria para ter outra criança. Rhaegar agora estava num dilema, ele precisava de mais uma cabeça, porém sua esposa não podia lhe dar mais um filho.

Agora vamos avançar até o Torneio de Harrenhal. Meera conta para Bran sobre quando seu pai, Howland Reed, foi ao torneio e foi atacado por três escudeiros, que só saíram dali quando Lyanna Stark apareceu e os enfrentou, derrotou e os forçou a irem embora. Mais tarde, durante o banquete, Lyanna reconheceu os escudeiros e contou aos seus irmãos que eles tinham batido em Howland. Benjen disse que poderia arrumar armas para que ele os desafiasse por sua honra, mas Howland disse que não tinha como vencer e recusou. No dia seguinte um misterioso guerreiro apareceu, ele era pequeno e foi apelidado como O Cavaleiro da Árvore que Ri. Ele desafiou esses escudeiros e venceu, querendo como recompensa só que eles aprendessem a serem honrados. Aerys queria ver quem era esse guerreiro, mas ele se recusou a tirar o elmo e foi embora. Aerys era paranóico e assumiu que o cavaleiro fosse um inimigo, mandando Rhaegar ir atrás desse tal homem, porém o príncipe disse que só encontrou o escudo.

Há várias teorias sobre quem poderia ser o guerreiro, mas acredito que tenha sido a própria Lyanna Stark. Ela já tinha derrotado os escudeiros antes, então fazê-lo de novo não seria difícil, além de ser um excelente motivo para esconder o rosto e dar uma lição sobre honra para os três que machucaram Howland. Outro forte candidato é Benjen, mas não teria porque ele se esconder atrás do elmo. A única questão agora seria saber como ninguém identificou a voz dela, mas é um obstáculo pequeno perto de todas as outras evidências. Rhaegar talvez tenha encontrado Lyanna, eles podem ter se falado ou não, mas acredito que Rhaegar descobriu que Lyanna era o guerreiro e escolheu não contar para o pai.

Para mim a maior evidência de que ele sabia sobre Lyanna foi o fato dele a coroar como Rainha do Amor e da Beleza no final do torneio. Vamos pensar: Rhaegar tinha uma esposa, Elia Martell, com quem já tinha duas crianças. Ao entregar a coroa para Lyanna, ele humilhou Elia publicamente, enfureceu tanto a família de Lyanna quanto Robert, que era apaixonado por ela, e criou rumores de que ele era louco como o pai. Isso não foi nem um pouco inteligente e para um homem supostamente inteligente como Rhaegar, ele devia saber as consequências de seus atos. Por mais apaixonado que estivesse, isso teria sido uma prova tola de amor. Agora, se ele realmente acreditava tanto nas profecias do príncipe prometido e que aquela era a única forma de salvar Westeros, talvez, em sua mente, aquelas consequências eram pequenas. Mas o que Lyanna tem a ver com Aegon?

Quando Rhaegar descobriu que Lyanna era o Cavaleiro da Árvore que Ri, ele deve ter visto nela a mãe perfeita para a última cabeça, Visenya. Não só pela sua coragem, mas Lyanna era uma Stark e ele era um Targaryen, juntos poderiam fazer a canção de gelo e fogo. Rhaegar era um adulto inteligente e Lyanna era uma adolescente, as chances dela ter um lado romântico eram altas, então talvez ao coroá-la como Rainha do Amor e da Beleza, Rhaegar estava construindo um caminho de convencê-la a ter sua filha, ou fazê-la se apaixonar por ele e uma filha acabaria sendo consequência.

Isso tudo eu calculo que tenha acontecido depois de Aegon nascer, mas mesmo que Aegon tenha nascido depois, ainda faria sentido. Rhaegar era apaixonado por histórias, uma adolescente que desafiava seu papel na sociedade para honrar seu amigo é algo que chamaria a sua atenção, e toda a questão da canção de gelo e fogo ainda existiria, talvez ele tenha visto, mesmo antes de Aegon, que Lyanna poderia ser uma peça importante para a lenda. Quando ele descobre que Aegon é o príncipe prometido e que Elia não pode ter um filho, ele automaticamente se lembra de Lyanna. Mesmo com os fatos em outra ordem, ainda funciona.

Um tempo depois Lyanna teria sido raptada por Rhaegar. Acredito que Lyanna tenha ido com ele porque quis, ela já não gostava muito da ideia de se casar com Robert e deve ter se apaixonado pelo príncipe que a coroou no torneio, ela era uma adolescente e Rhaegar era belo, forte e todas aquelas qualidades que já sabemos. De qualquer forma, com o desaparecimento dos dois, os Stark acusam Rhaegar pelo que aconteceu, Aerys lida com eles da mesma forma que lida com tudo (queimando) e a guerra começa.

O ponto é: Talvez Rhaegar não seja o homem nobre que todos acreditavam, que fez o que fez por amor. Talvez ele tenha manipulado Lyanna, e ele parecia ficar muito mais confortável com a palavra do que com a força, então conseguiu levá-la para a Torre da Alegria. Acredito que ele não tenha contado para Lyanna suas verdadeiras intenções, caso contrário Lyanna poderia ter contado para Ned antes de morrer e no ponto de vista de Ned nunca vimos nenhum ódio aparente contra Rhaegar como Robert tinha. Ela também podia saber, mas na hora sua maior preocupação era que seu filho recém nascido, Jon, ficasse a salvo. Isso tudo explicaria porque Rhaegar mandou três guardas ficarem de olho na torre enquanto ele ia para a batalha do Tridente, também explicaria sua calma durante os combates, independente do que acontecesse, Visenya nasceria e a profecia seria realizada, um homem que fez isso tudo por amor talvez não estivesse tão calmo. O problema é que Aegon e Rhaenys morreram e Visenya na verdade era Jon Snow. Aemon diz que valiriano tem muitas palavras de gênero neutro, então acredita-se que o gênero pouco importe aqui, mas Rhaegar parecia estar levando as coisas ao pé da letra.

Muitas pessoas se perguntam porque Lyanna não mandou um corvo para avisar o que estava acontecendo. Em parte, ela era uma adolescente, podia simplesmente não ter pensado nisso e uma possível paixão por Rhaegar a tenha feito esquecer de avisar sua família, mas Lyanna também não era boba e devia saber que haveria alguma consequência (mas nunca ela imaginaria que seriam tão grandes). Eu acredito que tenha sido um erro inocente da parte dela, mas há algumas pessoas que acreditam que Lyanna mandou sim um corvo para Winterfell, mas que o Corvo de Três Olhos, aquele que Bran conhece no final do quinto livro/quarta temporada, tenha entrado no corvo que Lyanna usou e impediu que a mensagem chegasse em Winterfell. Como assim?

O Corvo de Três Olhos pode ver tanto o que acontece com os corvos de Westeros quanto os arredores das árvores, como Bran vê durante o quinto livro. Ele também é um warg, então nada impede que o Corvo, que vê praticamente tudo que acontece em Westeros, tenha impedido um possível corvo de Lyanna de chegar em Winterfell. Por que ele faria isso? Supondo que o corvo chegasse em Winterfell, Brandon não teria ido para Porto Real fazendo as acusações que fez, não teria sido morto e teria casado com Catelyn no lugar de Ned, impedindo o nascimento de Bran, que é a pessoa que o Corvo estava esperando. Parece muito teoria da conspiração, mas eu amo essas coisas, sem contar que até pode ser possível, não?

Tem uma outra questão que me faz acreditar que o Corvo tenha interferido nessa história, apesar de não ser relacionado aos livros. Lyanna aqui acaba ocupando um papel semelhante ao de Helena de Troia, que ao fugir com Páris, acaba sendo a gota d’água que vai causar a guerra entre gregos e troianos. GRRM pode ou não ter se inspirado em Helena quando pensou em Lyanna, o que não seria impossível já que ele mesmo admitiu ter usado eventos históricos como inspiração para o Casamento Vermelho e a Caminhada da Vergonha de Cersei. De qualquer forma, a guerra de Troia teve um fator “sobrenatural” que causou toda a confusão. Páris tinha sido forçado a escolher qual dessas três deusas era a mais bela: Atenas, Hera e Afrodite. As três prometeram presentes para persuadir Páris, Atenas prometeu fama e glória na guerra, Hera prometeu poder e riquezas, Afrodite prometeu o amor da mulher mais bela do mundo. Páris escolhe Afrodite e a deusa faz Helena de Troia se apaixonar por ele. O fato do Corvo impedir a carta de Lyanna de chegar em Winterfell pode ter sido a “intervenção divina” que causou a guerra. Não tem relação, mas é um paralelo interessante.

Voltando para Rhaegar, parece bem possível que GRRM tenha feito a maioria das pessoas gostarem e admirarem o príncipe, tanto os personagens quanto fãs, para descobrirmos mais tarde que na verdade não foi tudo por amor, foi por uma obsessão, que Rhaegar era um Targaryen mais perto da loucura do que da grandeza (lembra da história dos deuses jogarem uma moeda sempre que um Targaryen nasce?) e não era um homem tão nobre. Quem sabe o nome que Rhaegar murmura antes de morrer não tenha sido Lyanna, como muitos acreditam, mas sim Visenya, a cabeça que faltava (há pessoas que acreditam que ele talvez tenha tido um vislumbre do futuro e o nome possa ter sido Daenerys, mas enfim).

E aí, o que acham? Se você gostou do texto, não esquece de curtir a página do blog no facebook e compartilhar!

Anúncios

16 comentários sobre “Uma outra versão de Rhaegar e Lyanna | Teorias de Game of Thrones

  1. Muito boa a teoria. Porém, alguns dizem que Lyana teeve gêmeos (Jon e Meera), preciso de mais provas para acreditar. Agora, se Jon for filho de R+L, ele seria irmão bastardo de Aegon (Jovem Griff) que apareceu no 5 livro. E assim Daenerys, Aegon e Jon seriam o Azor Ahai.

    Curtir

  2. Gostei muito do texto, por mais que eu seja fã do tal. Acredito neste lado da moeda que tenha sido “loucura”. Porém queria que me ajudasse na imaginação desse personagem, um ator da vida real onde eu possa ligar á imagem dele com Rhaegar…se puder me ajudar, agradeço desde já!

    Curtir

  3. Olá Phellipe! Eu demorei um tempinho pra responder porque tava tentando pensar algum ator pro Rhaegar, mas confesso que eu sou péssima em pensar em atores pra adaptações. O que eu posso te dizer é que eu dei uma fuçada nos fóruns e muita gente parece gostar da ideia do Sam Claflin como um possível Rhaegar.

    Curtir

  4. Interessante o ponto de vista,mas não creio que seja esse.O nome da saga é A canção de gelo e fogo.Um título desses dá pra imaginar que há tragédia de amor. Então prefiro a versão romântica .Raeghar ser o principe perfeito.E justificaria o início de A canção gelo e fogo com Lyanna e Raeghar e o término com Jon e Daenerys.

    Curtir

  5. Eu adoro essa teoria de R+L=J e que o amor deles deu início a tudo mas tbm não devemos esquecer que tudo não se trata apenas de quem senta no trono, tem tbm a questão de quem vai salva os homens do White walkers, e eu acho q um salvador nascido do amor entre gelo e fogo tem mais sentido lírico do que tudo sendo maquinado por alguém que quer fazer uma profecia se tornar realidade. Porém essa teoria tbm tem chances de se concretizar mas prefiro que não rsrs

    Curtir

  6. Teoria interessante. As pessoas realmente “endeusam” demais o príncipe Targaryen.
    Um ator que seria interessante para interpretá-lo seria o Chris Hemsworth.

    Curtir

  7. Olá. Não vou idolatrar ninguém,mas acredito que o caso seja mais simples do que parece. Acredito que quem era obcecado por Lyanna era Robert (obsessão doentia)que o levou a violenta-la. Portanto Jhon Snow com seus cabelos negros é filho de Robert e Lyanna.

    Curtir

  8. A melhor noticia vai ser quando Bran Stark dize a verdade de Jon Snow! Casa Stark é a minha casa favorito na série, os personagens são complexos e fornecer elementos-chave para a série. Espero que os quatro irmãos se reunir e juntar-se com Daenerys e Tyrion. #GameOfThrones é uma serie incrível, é minha preferida.

    Curtir

  9. Eu queria que Bran chegasse com Jon para que lhe dissesse a verdade de sua mãe. Mas após os últimos episódios acho que Sanwell posso-o descobrir, Daenerys pode suspeitar que ele é um Targaryen porque se acercou a Drogon . Ademais, sento que Lord Varys ou Petyr Baelish já o sabem, deviam saber que o filho do Mad King se tinha escapado com a irmã de um lord do Norte.

    Curtir

  10. Li essa teoria num grupo do face… Considerando os eventos da sétima temporada,o que poderia causar a anulação do casamento de Rhaegar e Elia… somente em caso de não consumação ou traição se justificaria, certo? Se levarmos em conta, que em Dorne, as coisas são mais libertinas, e que Oberyn já mencionou nos livros que ele e a irmã tinham uma relação parecida com Jaime e Cersei, não seria possível que Rhaegar tenha descoberto que não é de fato pai dos filhos de Elia? Isso justificaria a humilhação que ele impôs a ela no torneio.
    Sendo ele honrado como dizem, não trairia a esposa e deixaria seus filhos pra trás… acho que faz sentido…

    O que vocês acham?

    Curtir

  11. Não há muito que indique nos livros ou na série que os filhos de Elia não sejam de Rhaegar. Acho mais fácil ele ter se apaixonado/ficado obcecado por Lyanna e ter feito o que fez do que ter sido “culpa” da Elia. Até porque Targaryen tem um bom histórico de não tomarem as melhores decisões

    Curtir

  12. Só sei de uma coisa: tenho pena da Elia. Ela e os filhos tiveram uma morte horrível, e isso me dói o coração. Por isso eu não sou fã do Rhaegar; ele foi totalmente imprudente, então não adiantou ele ter sido um bom princípe se no final ele causou parte da guerra. Mas realmente, a teoria do corvo faz muito sentido; se ela for verdade, eu até poderia entender a Lyanna, já que ela teria tentado enviar a carta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s