A verdadeira identidade do Coringa | Esquadrão Suicida

Uma das coisas mais legais sobre fandoms são as teorias dos fãs. Ficar especulando e achando pistas sobre tal coisa muitas vezes pode ser mais divertido do que a resposta em si. Algumas teorias ficam tão famosas que saem do espaço do fandom, que é o caso sobre dessa teoria incrível sobre a verdadeira identidade do Coringa no Esquadrão Suicida.

Muitas pessoas não aceitaram bem o novo visual do personagem, seja pelos dentes de metal ou pelas tatuagens, talvez procurando alguma explicação pra isso algumas pessoas tenham se deparado com essa possibilidade. Como eu sou uma grande fã desse tipo de coisa, resolvi trazer pro blog o assunto.

Aviso de spoilers do jogo Batman: Arkham Night

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

O novo Coringa na verdade é Jason Todd. O que?

Vamos começar falando sobre quem é esse cara. Jason Todd é o segundo Robin dos quadrinhos. O primeiro Robin é Dick Grayson, que mais tarde vai seguir seu próprio caminha e vira o Asa Noturna. Depois de um tempo, o Batman recruta Jason Todd para ser o novo Robin. O problema é que as coisas não deram muito certo para Jason.

Em “Uma Morte na Família”, de 1988, Jason Todd é morto pelo Coringa, sendo golpeado várias vezes por um pé-de-cabra e deixado para morrer em uma explosão. Batman se lamenta por não ter conseguido salvar Robin, mas como acontece em muitas histórias, Jason volta mais tarde como o vigilante Capuz Vermelha. Porém essa é uma identidade que já tinha aparecido nos quadrinhos: Em “A Piada Mortal” vemos a origem do Coringa e que antes dele usar esse nome, ele era ninguém menos que… Capuz Vermelha.

Então o que isso tudo tem a ver com o filme? Vamos ver algumas pistas.

  • Isso vai machucar

Quando o Coringa está batendo em Jason durante “Uma morte na família”, ele diz: “Isso vai machucar muito mais você do que eu”. No trailer de Esquadrão Suicida, a última cena é de Jared Leto falando: “Eu não vou te matar, só vou te machucar muito”.

As frases são bem parecidas e se pensarmos que Jason ficou traumatizado com o que aconteceu, não me surpreenderia ver ele, se eventualmente tomasse a identidade do Coringa, usando essa frase para assustar as vítimas da mesma forma que isso foi usado contra ele.

Também não vamos esquecer que levar uma surra de pé-de-cabra pode fazer você perder alguns dentes, então isso seria uma explicação para os dentes de metal de Jared Leto. Parece pouco, mas vamos ver o resto.

  • As tatuagens

Muitas pessoas reclamaram das tatuagens do Coringa, dizendo que o personagem nunca faria isso. Pode ser apenas uma releitura sem maior significado, mas pode ser também uma forma de mostrar quem é esse Coringa.

Primeiro nós temos o J no rosto de Jared Leto, que pode ser de “Joker”, mas pode ser de Jason também, até porque se olharmos bem, o J parece um pouco com um T. Além disso, no jogo Batman: Arkham Night, Jason Todd tem uma marca muito parecida com a do Coringa em um lugar muito semelhante:

Agora vamos pensar nas outras tatuagens. No braço de Jared vemos uma asa tatuada, que poderia ser uma referência ao pássaro Robin. Além disso, várias pessoas apontaram o fato do Coringa gostar de desenhar nas pessoas e em coisas rostos felizes e escrever “HAHAHA” e se você olhar a foto de Jared Leto… E se essas tatuagens foram feitas pelo Coringa original em um Jason que estava sendo torturado?

  • But the joke was on me

No trailer de Batman vs Superman, nós vemos o Batman olhando para uma estátua de Robin que foi pichada com a frase “A piada é você Batman”. Claro que não precisa de muito para o Coringa fazer isso, principalmente na estátua de seu amigo que foi morto, mas e se na verdade a “piada” é que um dos melhores amigos do Batman se tornou seu grande rival?

No mesmo trailer também vemos Bruce recebendo um pedaço de jornal escrito “Você deixou sua família morrer”, que pode ser várias coisas: A morte de seus pais, as pessoas que morreram no acidente da torre… Mas também pode ser uma referência ao quadrinho “Uma morte na família” que é exatamente quando Jason Todd morre. Sem contar que por ter sido amigo de Bruce, Jason podia muito bem saber várias coisas de seu passado e usar isso para cutucá-lo dessa forma mais pessoal.

Outra frase sugestiva, mas talvez um pouco de exagero, é quando Batman diz: “20 anos em Gotham. Quantas pessoas boas restaram? Quantas continuaram assim?”, esse é um tema tratado pelo quadrinho inúmeras vezes, mas pode também estar falando de Jason Todd aqui.

  • E aí? É ou não?

A minha tendência é sempre achar que não vai ser verdade, por mais que eu ame essas coisas, essas teorias dificilmente acabam sendo reais. Mas seria muito interessante, eu não sou uma especialista no universo do Batman, mas vejo muitos fãs dizendo que se isso tudo for fato, vai fazer muito mais sentido no design do personagem.

Há outras pistas menores como o fato do Coringa parece ser bem novo se compararmos aos outros do cinema. Além disso, não seria algo completamente impossível, já que em Batman Beyond, o terceiro Robin, Tim Drake, foi transformado em uma espécie de Coringa.

A única coisa que me faz pensar que essa teoria não é real (além do fato delas dificilmente serem) é que Jason Todd, até onde eu lembre, nunca foi apresentado no universo dos filmes. Normalmente, para se fazer uma reviravolta e algo “mindblowing” nas histórias, é preciso apresentar alguns elementos antes para causar a reação do “Ah, então era isso!”. Essa revelação só teria o efeito desejado nos fãs que conhecem os quadrinhos e conhecem Jason, porém os filmes são feitos pensando muito no público que só acompanha a história nos cinemas. Pode ser que alguma menção seja feita nesses próximos filmes, até porque já vimos a estátua de Robin em Batman vs Superman.

Apesar de tudo, acho que essa seria uma ótima oportunidade para o filme criar em cima do universo do Batman, pouco importa o que aconteceu nos quadrinhos, até porque esses universos vão se reinventando ao longo do tempo, mas o filme tem ainda mais espaço para fazer isso. Eu adoraria ir assistir Esquadrão Suicida e Batman vs Superman e ver essa teoria ser concretizada.

O que você acha?

Não esqueça de curtir a página do blog no facebook!

Anúncios

2 comentários sobre “A verdadeira identidade do Coringa | Esquadrão Suicida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s