Os Maiores Mistérios de Attack on Titan

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin em japonês) é sem dúvidas um dos meus mangás/animes favoritos, um dos melhores dos últimos tempos. Nele vemos uma humanidade extremamente reduzida que se esconde atrás de muralhas para não serem mortos pelos titãs. A história é incrível, os personagens são todos interessantes e bem trabalhados, os desenhos são muito bonitos e o ritmo nos incentiva a continuar acompanhando.

Já comentei algumas vezes que as histórias que mais me conquistam são aquelas que me surpreendem com uma reviravolta que nunca imaginei, aquelas que dão espaços para várias teorias e especulações. Attack on Titan faz tudo isso muito bem, poucas vezes vi uma história que conseguisse acertar tanto nesses aspectos. Isayama prova a cada capítulo que está construindo uma história muito interessante.

Vasculhei o fandom para ver quais eram os mistérios mais discutidos, além de adicionar um pouco de gosto pessoal. Há mais que esses, mas por enquanto resolvi fazer uma espécie de top 10. Lembrando que essa postagem contém spoilers do mangá até o capítulo 71, então se você só acompanha pelo anime e não quer saber das coisas antes, sugiro que não continue lendo.

  • Descendência Asiática

Desde que descobrimos sobre o passado de Mikasa, há várias especulações sobre a importância da descendência asiática no universo de Attack on Titan. Nesse capítulo/episódio descobrimos que asiáticos são muito raros dentro das muralhas e que provavelmente isso terá importância mais tarde. A mãe de Mikasa passa para a filha a “marca” do clã delas um pouco antes do acidente, falando que é importante.

Quando os sequestradores pegam Mikasa, eles brigam entre si por não terem conseguido pegar a mãe, pois ela era “puro sangue” enquanto a Mikasa era “só meio asiática”. Nos mangás há evidências que a família real Reiss podia controlar as mentes com exceção de algumas descendências, como por exemplo os asiáticos. Há também algumas especulações de que Mikasa teria alguns “poderes” por causa disso.

Os Ackerman são conhecidos por serem mais fortes que as outras pessoas, o que faz sentido já que ela é a primeira de sua turma entre os soldados, porém quando machucada, ela se cura muito mais rápido que Levi, então há pessoas que acreditam que além de ficarem livres do controle da mente dos Reiss, os asiáticos também possam se curar mais rápido.

  • Fim do Mundo

No começo eu particularmente não dei muita bola pra isso, mas o “fim do mundo” chegar em um futuro não muito distante é mencionado algumas vezes, principalmente nos últimos capítulos, inclusive vindo de uma das pessoas que adquiriu as memórias do primeiro rei, Uri Reiss. Não seria completamente impossível que isso viesse a ser um problema eventualmente, além dos titãs, os humanos que sobraram vivem em uma espécie de mundo pós apocalíptico com poucos recursos.

O que me chama atenção é o fato das duas pessoas que vimos tendo essa visão do primeiro rei ter o olhar perdido, como se visse um futuro horrível, inclusive Uri sendo um dos que fala do tal fim estar próximo. Como o primeiro rei sabia que chegaria a isso? Seria por que ele realizou um plano para impedir isso?

  • Dor de Cabeça da Mikasa

O fandom é particularmente dividido nessa parte, algumas pessoas acham que não é nada, outras acham que pode ser sinal de alguma coisa, até porque a Mikasa é uma personagem que está no meio de várias teorias e incógnitas. Basicamente o que acontece é que em várias situações de stress, Mikasa começa a ter dor de cabeça, falando “isso de novo”.

Mikasa não é uma pessoa que externa muito o que ela pensa, então é de se esperar que, se a situação de stress a afeta muito, isso vá aparecer de alguma forma em seu corpo, mesmo que seja fisicamente, então pode ser sim só uma reação normal da personagem. Além disso, o “isso de novo” em alguns momentos pode não ser para a dor de cabeça, mas sim pelo fato dela sentir a dor da perda, ela sente dor de cabeça quando a mãe de Eren morre, quando ela acha que este está morto ou em perigo… O que realmente chama atenção de vários fãs (eu incluída) é que essas dores de cabeça acontecem com certa frequência, em outra história até poderia passar batido, mas Isayama não coloca nenhum detalhe sem nenhum significado, já aconteceu de detalhes virarem coisas importantes mais tarde, então não seria impossível.

Apesar de nenhum outro Ackerman ter dor de cabeça, como vimos uma imagem do cérebro de Mikasa quando ela “solta” sua força pela primeira vez, muitas pessoas assumem que sua linhagem Ackerman seja o motivo.

  • Ymir-Sama

Ymir sempre foi uma personagem misteriosa, mesmo antes do arco em que Eren é sequestrado pelo clã dos guerreiros, ela já parecia estar escondendo algo. Mais tarde descobrimos que ela é uma titã também, não só isso, mas aparentemente ela não fazia parte do clã dos “guerreiros”, na verdade ela roubou o dom de se transformar em titã quando comeu um humano que tinha esse dom.

Primeiramente, a Ymir é a primeira personagem que sabemos que ficou anos como titã, sem poder voltar a ser humano até comer o amigo de Reiner. Porém a maior questão aqui surge no capítulo “O Diário de Ilse”, quando uma soldada chamada Ilse consegue se comunicar com um titã pouco antes de ser morta. O titã não a devora imediatamente, se curva diante dela e a chama de “Ymir-sama”.

Por que o titã se comunicou com Ilse? Por que a chamou de Ymir-sama? Por que respeita Ymir-sama ao ponto de se curvar? Nem sabíamos que era possível um titã agir dessa forma. Na mitologia nórdica, Ymir foi a primeira criatura, um gigante. Não acredito mais nesse tipo de coincidência, esse nome não é a toa. Talvez Ymir tenha uma importância muito grande ou a personagem que conhecemos em questão tem esse nome por causa da Ymir que o titã achou que Ilse era?

  • Os Guerreiros

Reiner, Annie e Berthold são titãs, inclusive os dois garotos são os que destruíram a muralha no começo do mangá. Quando eles sequestram Eren, ficamos sabendo que eles vem de uma vila distante e se referem uns aos outros como “guerreiros”. Todos eles vão para dentro da muralha com a intenção de causar o caos, deixar os titãs entrarem e pegarem Eren, que possui o poder de controlar titãs. As poucas informações que temos dessa vila aparecem nas memórias de Annie e nas conversas entre Reiner e Berthold.

Annie parece ter sido criada pelo pai para não gostar das pessoas ali e Berthold que os outros são “os filhos do demônio”, mas não sabemos o motivo de tudo isso. A história os aponta como possíveis inimigos que talvez nem vivam dentro da muralha, mas como Isayama já provou conseguir nos surpreender, imagino que talvez essa vila esteja mais do lado dos heróis do que imaginamos.

  • Titã Macaco

Provavelmente o titã mais assustador que vimos até agora, não só pela sua aparência, mas também por ser mais inteligente que qualquer outro titã e completamente brutal quando precisa. Talvez a única vantagem que os humanos têm em relação aos titãs é a inteligência e, de repente, esse novo titã aparece para provar que não é bem assim.

Não sabemos quem ele é, muitos apostavam que podia ser Grisha, o pai de Eren, mas acho improvável. Pelo que sabemos das origens de Grisha, não faria sentido, além de que já vimos a forma de Grisha titã em um dos mangás, quando ele ataca Frieda, e não é a mesma forma que o titã macaco.

O titã macaco parece estar meio perdido no tempo e não reconhece as armas que os soldados usam. Ele tem o poder de transformar outras pessoas em titãs, como aconteceu com as pessoas que moravam na vila de Connie. Ele não parece fazer parte de nenhum dos grupos já apresentados, Ymir não o reconhece, mas Berthold e Reiner parecem fazer alguma ideia de quem ele seja. Com isso, tendo a pensar que talvez ele seja alguma criatura venerada entre os “guerreiros”, também acho que o titã macaco possa ter sido o responsável por fazer Ymir virar titã de alguma forma.

  • Titãs na Muralha

Uma das maiores revelações da série, mas faz algum tempo que não temos nenhuma novidade sobre isso. Durante a luta contra Annie, um buraco aparece na muralha e vemos que há um titã lá dentro. De acordo com o pastor Nick, todas as muralhas são feitas por dentro de titãs e se eles ficarem muito expostos ao sol, os monstros acordarão e você já pode imaginar o desastre.

Muitas pessoas no fandom acreditam que o primeiro rei da família Reiss foi o responsável por criar esses titãs como proteção, talvez isso faça com que os titãs do lado de fora tenham mais dificuldade para destruir a muralha. Outra alternativa seria o próprio titã macaco ter feito esses titãs e colocado-os aí, mas o motivo e como isso aconteceu ainda é um segredo.

  • Porão da Casa de Eren

A grande questão desde a morte de Grisha é saber o que tem naquele porão que ele tanto queria que Eren visse. Ir atrás do porão provavelmente é o próximo passo das tropas, já que Eren melhorou na sua transformação e poderia fechar o buraco na muralha Maria.

Muitos acreditam que possa ser algum tipo de soro para que outras pessoas virem titãs, mas como essa me parece a resposta mais óbvia, tendo a não acreditar nisso. Poderia ser o segredo da família Reiss que Grisha escreveu quando devorou Frieda, ou talvez algum outro segredo que nem imaginamos. Quando estava escrevendo essa postagem, dei uma procurada na internet e me deparei com uma teoria de que haveria túneis secretos em certos lugares levando para o mundo além das muralhas.

Há algumas pequenas provas, porém convincentes ao longo do mangá, mas para mim a maior prova é o fato de Grisha, que conseguia produtos muito bons para seus medicamentos que ninguém mais tinha, dizer para Eren que depois que ele voltasse de sua viagem (o que nunca acontece) ele mostraria ao filho o que ficava no porão que ele mantinha em segredo. Grisha diz isso logo depois que Eren insiste em querer conhecer o que existe do lado de fora da muralha. Seria muito interessante se aquelas pessoas descobrissem que na verdade há outros grupos do lado de fora.

Isso faria muito sentido se pensarmos que Grisha mantinha tudo em segredo. A família Reiss, aparentemente, queria manter todos dentro da muralha. O culto religioso e o senso comum diziam que as tropas de exploração só gastavam dinheiro com algo inútil, ou seja, deviam ficar do lado de dentro. Isso poderia ser tudo um plano de propaganda sutil para manter as pessoas do lado de dentro. Como Grisha conhecia os segredos da família Reiss, talvez ele soubesse que se contasse sobre o porão, tentariam destruí-lo.

  • O que são os titãs?

Por enquanto não sabemos de onde eles vieram, só que há anos atrás eles surgiram e quase acabaram boa parte da humanidade. Não sabemos se eles se reproduzem, mas sabemos que eles podem ser criados.

Pensei em várias coisas sobre isso desde que comecei a acompanhar o mangá/anime. Pensei em testes em humanos que deram errado, algum tipo de mutação, arma nuclear usada durante a guerra ou até mesmo que a história seguiria um caminho The Walking Dead e simplesmente não explicaria o que eles eram. Porém recentemente vi uma teoria muito boa sobre isso e sinceramente nunca nenhuma especulação me deixou tão satisfeita como essa.

Os titãs são feitos de plantas. O que? Li essas teorias em inglês aqui e aqui.

Resumindo, as plantas e os titãs têm muito em comum: A maior parte do corpo é feita de água, ambos precisam da luz do sol para viver ou morrem (lembrando do que comentei na parte dos titãs na muralha) e ambos se regeneram. Além disso, há várias cenas, principalmente no anime, que evidenciam flores. Pra mim um ponto que aponta bastante pra isso é que quando Eren se transforma em titã para proteger Armin e Mikasa, tudo fica destruído ao seu redor exceto… Flores. Não satisfeito, Armin faz questão de apontar isso e não acho que Isayama teria escolhido colocar esses detalhes sem motivo algum.

Parece improvável para muitos, mas o quão original e surpreendente seria? Nós imaginamos os titãs como armas de destruição quando talvez eles sejam alguma forma de salvação do meio ambiente.

  • Para você daqui há 2000 anos

Pessoalmente, esse é o mistério que mais me intriga e me tira do sério. O primeiro capítulo do mangá tem como título “Para você daqui há 2000 anos” e a primeira cena é uma pessoa, que acreditamos ser Mikasa, falando “Te vejo mais tarde, Eren”. Nessa hora ele acorda de um sonho e está chorando sem motivo aparente. Achamos que é Mikasa por causa do cabelo parecido com o que ela usa atualmente e o cachecol de Eren.

Depois que descobrimos que Eren possui flashbacks da vida de Frieda, muitos assumem que talvez seja ela, mas para mim não faz muito sentido. Primeiro porque não vejo ele confundindo ela com Mikasa, segundo porque não entendo como ela ia chegar até Eren e falar com ele, terceiro porque não há motivo (até agora, pelo menos) para ela estar usando o cachecol que Eren deu para Mikasa.

Por mais que muitos não gostem, a minha aposta é: viagem no tempo. É um recurso muito perigoso de se usar, na maioria das vezes é mal feito e estraga a história, mas quando é bem aproveitado pode fazer toda a diferença. Tenho receio que uma possível viagem no tempo nesse universo estrague as coisas, já que aparentemente Attack on Titan não teria espaço para isso, mas há dois grandes motivos para eu acreditar que isso possa acontecer.

O primeiro motivo é completamente pessoal e nem é uma argumentação válida: Quando li o nome do capítulo e vi essa primeira cena, eu só conseguia pensar em viagem no tempo. Li mais o mangá achei que estava errada, mas um ano depois esse pensamento veio de novo em outro momento e nessa eu descobri que acertei. Em 2014, durante os lançamentos de novidade sobre Dragon Age Inquisition, um dos vídeos era uma cena da missão dos magos que envolvia viagem no tempo, mas na época não sabíamos disso. Enquanto eu assistia a cena, alguns detalhes me fizeram ter de novo a sensação que tive lendo Attack on Titan.

Viagem comigo aqui: Isayama é muito bom em nos mostrar e não nos deixar enxergar. O que quero dizer? Ele mostra uns detalhes de alguma reviravolta que vai acontecer algum tempo antes, daí quando a coisa acontece nós nos surpreendemos e ao mesmo tempo faz todo o sentido, porque nós já tínhamos visto, mas não o suficiente pra estragar a surpresa. Viagem no tempo é um elemento que aparece nos detalhes para ser surpreendente, Sera dizendo no vídeo promocional “Foi assim que ele ganhou”, usando o verbo no passado durante a missão no Dragon Age, as pequenas aparições de Hermione em O Prisioneiro de Azkaban… Uma frase da garota misteriosa e um nome de capítulo.

O outro motivo é um pouco mais concreto: Em entrevista, Isayama disse que uma das suas maiores inspirações para Attack on Titan foi o jogo Muv-Luv que, entre vários temas, dois são: salvar a humanidade e viagem no tempo.

É o que mencionei antes, viagem no tempo é um elemento muito difícil de se trabalhar e ficar bom, mas Isayama me surpreendeu com sua narrativa várias vezes e confio que, se a viagem no tempo for de fato um elemento de Attack on Titan, ficará bom. Então acredito que a moça era mesmo Mikasa (talvez uma filha?) no futuro, onde tudo deu errado, se despedindo de Eren antes dele acordar no passado. Como já existe a questão da transferência de memória, pode ser que essa garota tenha mandado as memórias para o corpo jovem de Eren e elas irão aparecendo com o tempo, como aconteceram com os flashbacks de Frieda, e essas informações o ajudarão a mudar os rumos da história.

Gostou? Então não esquece de curtir o blog no facebook! Caso você queria alguma dessas teorias com mais detalhes ou queira compartilhar as suas ideias, comenta aqui!

15 comentários sobre “Os Maiores Mistérios de Attack on Titan

  1. os que receberam a memoria do primeiro rei se tornaram ele e por isso tomou o seu vicio eu duvido que ele possa ver o futuro mas sim que estava adiando uma luta que acha que não pode vencer
    uau uma flor seria como se o próprio planeta expulsando a vida humana? então Ackermann ” pode ser ” agricultor ” em alemão antigo que piada sem graça. todos parecem viver um sonho naquele anime segurança conformismo e sempre “naquele dia a humanidade se lembrou” .. sempre que o armin está narrando a historia ele o faz no passado e no inicio em um dos flash back do eren mostra um olho com bicho como se estivesse morto e ele acorda chorrando alguma coisa no futuro com certeza vai dar muito errado, tenho receio dele concordar com o pensamento do primeiro rei. mikasa e o pai do eren já tinham se consultado antes para essas “dores de cabeça” acredito e aquele raio que passa pelo cerebro é parecido com o que cai na cabeça de todos que se transformam, porque diabos aquilo cai do céu? será lá a vila dos guerreiros ARB?
    ymir também era uma nobre que nasceu de um relacionamento de um nobre com uma prostituta mas ela veio de dentro da muralha será que é da família real e venerada pelos titas la fora então significa que eles querem ser salvos como as pessoas la dentro foram
    sempre penso que os titãs surgiram como uma arma de guerra porque foram criadas pelos humanos e podem ser controladas pelos humanos
    ah não podemos ignorar as musicas do anime call your name, reluctant herois, Vogel im Kafig

    Curtir

  2. vi uma teoria que dizia que Eren tinha mais de 100 anos e que seus pais nao eram os pais verdadeiros de Eren e que mikasa sabia de tudo porém perdeu a memória
    mas nao sei se é verdade.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bom tenho algo para complementar na teoria que os titãs têm alguma relação com plantas.Primeiro,a família “reiss” conseguiam criar aqueles frascos que eram aplicados no próximo sucessor do rei e esse era transformado em titã,agora pensem bem,eles moram em campos e fazendas e talvez a matéria prima para a criação de titãs sejam as plantas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Essa teoria das flores é bem interessante e até pensei aqui, os titãs que estão dentro da muralha podem ser na verdade flores que estavam lá e acabaram virando titãs com o tempo. Mas o único problema é que la não tem sol, ai como eles sobreviveriam ? Só se fosse uma exceção.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Penso nisso às vezes, talvez no caso dos titãs eles adormeçam de certa forma sem a luz, por isso no mangá um daqueles líderes religiosos ficou tão agoniado quando um pedaço da muralha cai e a luz começou a bater no titã adormecido.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Annie viveu realmente 70 anos fora das muralhas,mas porque ela ainda tem a aparência de uma adolescente? Isso pode ser motivo para a teoria das plantas.
    Explico porque… Seria talvez o real motivo para plantas viverem por mais de mil anos?!.
    Grisha Jaeger o médico,seria ele um agente secreto dos GUERREIROS ,voltando as muralhas
    … Titãs emparedados podem ter mais de 100 metros?
    A minha personagem preferida é Annie já que ela revela uma afirmação que me levou a odiar Berthold e Reiner.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Vou fazer umas teorias aqui também, que vai conter spoiler dos últimos capítulos do mangá (Até o momento.)

    A primeira coisa que vou apontar aqui nessa teoria é sobre a relação do Grisha e o Zeke (Titã Bestial, Macaco, aquele com os pelos.) Logo após o plano suicida do Erwin dar certo e o Levi deixar o Zeke incapacitado, o Titã Quadrupede abocanha ele e começa a fugir, mandando os titãs restantes atacarem Levi. Quando Eren está em cima de um telhado perto do Armin carbonizado, esse Titã Quadrupede aparece com o Zeke montado em cima, e ele fala que ambos foram vítimas do Grisha, porém o Cabo Rivaille aparece na hora e espanta eles, porém o Titã Bestial fala que um dia virá salva-lo.
    Minha teoria é a seguinte: Como dá para olhar nos capítulos anteriores, Keith encontrou Grisha fora das muralhas vinte e seis anos antes dos acontecimentos no mangá, e ele simplesmente não sabia de nada das muralhas, sobre os Survey Cops e tudo da humanidade. Eu tenho a impressão de que Grisha era um guerreiro que tinha a mente mais aberta, e que um dia decidiu se rebelar contra Zeke (Que provavelmente é o líder ou pelo menos alguém venerado pelos guerreiros.) e aqui temos dois caminhos, um que eu acho pouco improvável, que Zeke lutou contra Grisha até o mesmo perder a memória, a beira da morte, porém graças ao seu poder de cura dos titãs ele não morreu e apareceu perto da muralha.
    E tem o outro caminho, que eu acho mais provável, é que algum membro da família Reiss faz parte dos guerreiros, e apagou a memória do Grisha e jogaram ele perto da muralha, e como ele não saberia como utilizar o poder de Titan Shifter, seria morto pelos outros titãs.

    Essa foi minha pequena teoria, não sou bom em criar essas coisas, mas ta aí.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Cara gostei muito de todas as teorias, realmente muito boas, mas enfim:
    Eu nunca li nenhum mangá de SnK mas terminei o anime ontem e vim dar uma olhada em algumas curiosidades.
    Eu juro que não me lembro de ter visto essa tal de “Frieda Reiss” no anime, então hoje fui procurar nos episódios e dei uma pesquisada mas realmente não me lembro de ter visto nada dela, e nem vi nada que dissesse em que episódio no anime ela aparece.
    Ela não apareceu no anime?
    Eu fiquei em dúvida também sobre esse tal de Zeke, o “Titã Macaco”.
    Mas o que gostaria mesmo de saber é sobre Frieda. Se alguém puder me responder eu agradeço ^-^)

    Curtido por 1 pessoa

  9. Frieda é a filha de Rod Reiss(verdadeira família real), aquela que obteve as memórias/vontades do primeiro rei. Não vou explicar porque ficaria muito grande o texto, então recomendo você ler o manga, acontece muitos mindfucks depois que eles tentam recuperar a muralha maria.

    Curtir

Deixe um comentário