1º Episódio: The Red Woman | 6ª Temporada de Game of Thrones

ep601_publicity_still_4_0010576211

Quem estava por aqui ano passado sabe que eu fiz crítica de todos os episódios da 5ª temporada de Game of Thrones. Pra mim, aquela tinha sido a pior temporada, fraca de roteiro e com representações mal feitas. Disse que não sabia se ia continuar comentando todos os episódios. Quem acompanha o Ideias em Roxo no youtube deve ter viso que eu soltei um vídeo uns dias atrás falando dos meus motivos para continuar escrevendo sobre GOT, então aqui estou para comentar a nova temporada.

Em geral: Não sei se é porque fui assistir com expectativas baixas, mas achei o episódio legal. Ele começa bem de onde a última temporada parou, algumas partes mornas, mas outras interessantes e que abriram novas questões para serem debatidas. Como sempre, o primeiro episódio de Game of Thrones vai ajeitando as peças para o resto da temporada, com um final que deixou muitas pessoas curiosas.

Abaixo farei uma análise com spoilers do que aconteceu no episódio.

jon-snow

Como mencionei antes, o episódio começa bem de onde o último parou. Quem achava que a morte de Jon Snow traria a “paz interna” para a Patrulha se enganou, porque alguns homens ali parecem bem insatisfeitos com o assassinato do comandante. Fiquei com um pouco de receio do Davos ser deixado de lado com a morte (ou não) do Stannis, então foi legal ver ele se posicionando nesse conflito.

Finalmente Fantasma aparece, o que me faz acreditar cada vez mais que o lobo terá alguma relação com a volta de Jon Snow. Sim, eu acho que ele vai voltar, tenho quase certeza disso, mas achei que na série isso poderia não ser relacionado ao lobo.

Apesar de Ramsay ser um personagem detestável, achei a cena dos Bolton consistente. Aqui vemos, mais uma vez, o quão frio e cruel Ramsay pode ser, a única pessoa que ele talvez pudesse chamar de amiga morre e ele quer dar seu corpo para os cachorros. Viu HBO, dá pra mostrar o quão detestável ele é sem fazer o personagem estuprar ninguém.

Por mais que Ramsay seja frio nesses momentos, ele não é o típico frio e calculista, o personagem está obviamente com medo que o novo irmão possa ameaçar sua posição, assim como não pareceu muito confiante que seus soldados encontrariam Sansa que, como Roose bem lembrou, é a única coisa que vai manter o norte com os Bolton.

Sansa-Theon-Game-of-Thrones-S6-E1

Falando em Sansa, quase desliguei a televisão quando os soldados do Ramsay encontraram ela e o Theon, porque se eles fugiram pra serem capturados de novo… Mas Brienne foi maravilhosa e apareceu pra salvar o dia. Talvez tenha sido um pouco repentino, mas ela tava na área no fim da última temporada, e como ela salvou a Sansa a gente releva. Não tenho certeza se Sansa esqueceria as palavras que ela deve ter sido ensinada a vida toda, mas talvez tenham feito ela gaguejar porque por alguns minutos a moça achou que ia voltar pras mãos do Ramsay, super feliz e segura ela não estaria.

É um baita alívio ver Sansa com aliados depois de tanto tempo só se ferrando, não imagino para onde Brienne vá levá-la agora. Será que vão seguir o plano do Theon e ir para a muralha? Talvez Brienne convença Sansa de que o melhor é ir para a casa dos Tully? Acho que essa última é um pouco mais provável, mas eu só quero que elas fiquem fortes e juntas por um bom tempo.

Sempre digo que gosto muito da atuação da Lena Headey e a cena em que Cersei vê Jaime chegando doeu (num bom sentido). Depois de passar por tudo, Cersei ainda fica sabendo que sua filha foi assassinada. Dava pra ver nos olhos de Cersei quando ela viu Jaime que ela tinha levado mais um golpe, ninguém precisou dizer nada, a atuação da Lena disse tudo e eu gostei bastante. Cersei está ficando cada vez pior e eu tô muito interessada no desenvolvimento da personagem dela nessa temporada. A rainha sempre pareceu acreditar nas profecias, mas ao invés de tentar combatê-las, agora quase parece que ela está entrando em desespero, percebendo que não há nada que possa fazer. Será que Tommem morre até o final dessa temporada?

Aliás achei bom a série ter lembrado o público da profecia, o livro repete bastante, mas nem tinha como a série fazer isso sem ficar chato, então foi uma boa. Em compensação, enquanto acho interessante (e triste) a queda da Cersei, me incomoda o rumo que Jaime está tomando. Já mencionei ano passado, mas parece que o personagem parou de crescer desde a 4ª temporada, no livro ele está num caminho de se desapegar de Cersei, mas aqui parece que ele vai mais e mais perdendo a força e identidade do personagem.

game-of-thrones-dorne

Ah Dorne… O que dizer sobre você? Não vou mentir, ver Doran ser morto me deixou muito surpresa, ainda mais vendo que realmente o povo de lá já tá de saco cheio dele. Mas mesmo com algo que me surpreendeu, não consegui ficar empolgada com essa parte. Primeiro porque acho tanto roteiro quanto as atuações desse núcleo péssimas, as serpentes parecem cópias de si mesmas, sem motivações e personalidades próprias. Ellaria é um pouco melhor, mas pouco. Eu achei muito legal o discurso “Dorne não pode ser governada por homens fracos” e, com a Ellaria que construíram na série, me parece fazer sentido, mas depois de tantos furos a cena ainda parece forçada.

Eu tento não pensar muito no livro ao avaliar a série, mas é quase triste ver Doran sendo morto por “não fazer nada” quando no livro ele é um dos maiores estrategistas de Westeros. Ele revela pra filha os planos pra se vingar de tudo que fizeram com os Martell e é uma cena maravilhosa. Isso tudo me faz acreditar que Dorne é um dos núcleos que vai fugir muito do livro, porque Ellaria na série meio que substitui Arianne e, a menos que no próximo livro o Doran faça coisas muito absurdas, não vejo Arianne matando ele (pelo menos não no ponto em que a história dela parou, mas vai que o final do 6º livro chega em um ponto parecido).

Mais um detalhe: Ninguém que mora em Westeros dá as costas para uma pessoa armada, principalmente um príncipe como Trystane que sabe que pode ser assassinado. Ok, a série pintou ele como alguém fraco, mas isso (como muito em Dorne) não dá pra acreditar.

As partes de Essos foram bem mornas. Tyrion e Varys passeando por Meereen e vendo tudo sendo destruído, as harpias tomando o controle… Nada que não fosse esperado e previsível. Talvez a única coisa que tenha me chamado a atenção, um detalhe, é ver sacerdotes vermelhos na cidade, ia ser muito legal ver essa religião de um novo ponto de vista e talvez o núcleo de Tyrion sirva para isso agora.

tyrionvarys-0

A continuação do triângulo amoroso também me entediou, Jorah e Daario conversando, Jorah mostrando de novo que está morrendo… Bem morno, mas teve uma parte que me fez rir. Lembro de no último episódio tirar sarro da Daenerys largando o anel no meio do nada, na esperança que alguém fosse achar. Não é que Jorah deu uma de Frodo e achou o raio do anel? Pelo menos a cena serviu pra colocá-los no caminho certo.

A cena da Daenerys podia ser pior, serviu pra indicar o caminho da personagem na temporada, mas ainda assim me incomodou. Primeiro que não podemos ter um episódio sem um homem ameaçar estuprar uma mulher, pelo menos a Daenerys não abaixou a cabeça. Daí ela encontra o Khal, as esposas querem que ela seja queimada por bruxaria e me vem um discurso “elas invejam sua beleza” que me fez revirar os olhos. Mas pra mim a parte mais incoerente foi como eles decidiram que iam mandar a Daenerys para Vaes Dothrak.

Pra quem não lembra, lá no começo da série, quando o Drogo morre, falam que a Daenerys tem que ir pra Vaes Dothrak fazer parte das dosh khaleen, um grupo respeitado de mulheres dothraki que no passado foram esposas de algum Khal. Daenerys se recusa a tomar esse caminho e decide comandar seu próprio khalasaar. Eu acho que ela pode ter um desenvolvimento ótimo de personagem nessa jornada e acho que era o rumo que o George Martin faria mesmo, mas me preocupa muito como essas mulheres, e a Daenerys, serão representadas.

Uma das maiores incoerências desse episódio talvez tenha sido essa conversa de Daenerys com o Khal. Ele fica falando que vai tê-la como escrava, o que, com o histórico da série, já fez meu estômago revirar. Mas Daenerys não abaixa a cabeça, manda ele parar de tocar nela e faz o discurso “Eu sou Daenerys Targaryen, filha da Tormenta…” e todo o resto. O Khal ri, obviamente não acredita, o que é mesmo o que eu esperava, mas é só ela falar que era esposa de Drogo que ele fica “ah não, agora eu acredito, então ninguém mexe com você, vamos mandá-la para Vaes Dothrak”.

snzv4nt

Primeiramente isso é bem machista porque a mulher ter trocentos títulos não é respeitável, mas ela ser esposa de um Khal vale de alguma coisa. Mas além disso, é super incoerente. O cara não acreditou que ela tinha todos os títulos, mas acreditou que ela era viúva do Drogo? E se ela tivesse mentindo? Eu só penso em três respostas: 1) Ele acreditou porque o roteiro quis (o mais provável). 2) Porque talvez ninguém em sã consciência entre os Dothraki minta sobre isso, mas a história podia dar pistas disso antes né. 3) Porque talvez, na sociedade dos Dothraki, se alguém diz, mesmo que sendo mentira, que é viúva de um Khal, ela deve ser levada para Vaes Dothraki, o que também não é lá muito bom porque as dosh kaleen são figuras bem respeitadas, eles não vão colocar qualquer uma lá. Enfim, independente do que seja, foi furo.

A parte da Arya não tava ruim, mas foi morna e só deu um chute inicial na história dela. Foi um “olha só, Arya continuará o treinamento e ainda tá cega”. Vejo Arya provavelmente se revoltando no futuro e fugindo, que é o que eu aposto pra personagem dela nessa temporada.

Agora o final desse episódio me deixou, surpreendentemente, muito empolgada. Melisandre tá lá, toda triste e começa a tirar a roupa, porque aparentemente não se pode fazer um episódio de GOT sem nudez desnecessária. Eu já tava ficando incomodada quando ela tira o colar e… O que aconteceu aqui?!

Eu já tava muito interessada com o arco da Melisandre nessa temporada, é o momento que a personagem que sempre teve certeza vai ver o quão errada estava, é a primeira vez que vamos ter o “ponto de vista” dela. Minha cabeça explodiu quando ela revelou o que parece ser sua forma verdadeira: Uma idosa. Será que ela é imortal? Quantos anos viveu? Mas mais que isso, se ela é mais velha, deveria ser mais sábia, como foi errar em relação ao Stannis? Será que essa é a garantia que se ela pode se manter viva por tanto tempo, ela também pode trazer Jon de volta?

1e27406c0136

Apesar da nudez (dava pra fazer isso tudo sem ficar nua), achei a cena muito significativa. Não só revela algo importante, como mostra o quão exausta a personagem tá, uma mulher cheia de certezas até o momento só quer tirar a máscara e deitar, porque aquilo já deve ter esgotado muito sua cabeça. É esse tipo de desenvolvimento que espero pra Melisandre.

Chuto que ela tem alguma relação com o Corvo de Três Olhos que tá treinando o Bran, ele também parece viver muito mais do que um humano normal deveria. Também acho que ela pode ter relação com Shiera Seastar, uma bastarda Targaryen, que também mantinha a juventude e tinha um colar suspeito. Não vou me alongar nesse assunto porque ainda vou amadurecer a teoria na minha cabeça, mas já deixo a ideia aqui.

E pode falar, o título te enganou, né? Todo mundo achou que significava que Melisandre ia trazer Jon de volta, mas na verdade era pra falar sobre ela mesma.

Então apesar de morno, incoerências e expectativas baixas, tô empolgada pro que vem a seguir, mesmo que a empolgação venha de núcleos e personagens específicos, sinto que essa pode ser uma temporada de revelações e que vamos ficar mais perto de respostas pra perguntas que nos fazemos desde o começo da série.

O que espero para o próximo episódio: Pelo visto as coisas vão esquentar em Porto Real, então espero ver confusões. Talvez eles possam deixar o núcleo da muralha um pouco de lado para mostrar mais dos Stark ainda vivos e da Daenerys também. E seria bom se o núcleo de Tyrion começasse a se mexer, porque se ficar só na base das conversas dele com Varys corre o risco de ficar entediante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s