Nosedive | 3ª Temporada de Black Mirror

nosedive

A tão esperada terceira temporada de Black Mirror finalmente está disponível na Netflix! Com seis episódios novos, a série volta com tudo, trazendo novas histórias, atores e reflexões.

Farei um texto para cada episódio da série. Seguindo a ordem da Netflix, Nosedive (Perdedor) será o primeiro.

Dirigido por Joe Wright, o episódio mostra uma sociedade em um futuro não tão distante do nosso. Nesse universo, as pessoas avaliam tudo que acontecem ao seu redor: Experiências, comida, outras pessoas, etc. Consequentemente, cada pessoa tem uma numeração de 0 a 5 estrelas. Isso pode não parecer tão diferente do que vivemos. Apesar de não avaliarmos pessoas assim, essa numeração é usada para lugares e sempre ficamos de olho em quantas curtidas tivemos nas redes sociais. O problema é que, não só essa sociedade vive isso intensamente, como muitas coisas necessárias para viver usam esse sistema. Uma nota baixa pode te fazer perder um emprego, notas altas resultam em descontos e vantagens que outros não podem ter. A preferência é sempre do “mais popular”, o que exige que as pessoas que querem estar acima de 4.5 tenham uma postura impecável.

É no meio de tudo isso que Lacie (Bryce Dallas Howard), uma 4.2, está tentando arrumar uma nova casa. O lugar que ela quer é caro, mas se ela tiver mais que 4.5 pode conseguir um desconto bom. A chance que ela tem de crescer no ranking é fazendo um discurso no casamento de uma amiga de infância, Naomie (Alice Eve), que tem 4.8 e a cerimônia só terá pessoas 4.7 para cima.

Devo assistir? Em toda crítica de Black Mirror farei esse tópico. Muita gente me pergunta o quão pesado é a série. Black Mirror é difícil de engolir, mas cada episódio é uma experiência diferente. Dito isso, Nosedive não é muito complicado de assistir. O episódio te deixa tenso com a necessidade de aprovação da protagonista e fala sobre aceitação que queremos da sociedade.

O texto contém spoilers.

blackmirrorep3nosedive0081rjpg-f9adfb_765w

A vontade de ser aceito pelos outros é algo muito característico do ser humano. Nós queremos ser apreciados, compreendidos e notados. Com o avanço da tecnologia, esse desejo fica cada vez mais evidente, então mesmo que a tecnologia de Nosedive seja mais avançada que a nossa, e talvez até improvável, senti que foi um dos episódios que dialogou bem com o que vivemos hoje. Inclusive acho justo ele ser o primeiro da temporada, porque não só é um episódio mais “de boa”, mas também tem aspectos que caracterizam bem o que é a série.

Tudo no episódio exala falsidade, desde o jeito forçado de Lacie até a própria paleta de cores. Todo mundo sabe que tem alguma coisa errada, que aquilo não é o que deveria ser, mas as pessoas daquele universo continuam jogando aquele jogo, afinal de contas que escolha elas têm? Alguém pode até não querer ser tão simpático quanto Lacie, mas é necessário ter um número decente de estrelas para fazer qualquer coisa ali.

É óbvio que nós, que estamos assistindo, temos mais liberdade em nossas vidas, mas será que tudo em Nosedive é tão absurdo? Não precisamos manter uma certa postura em vários momentos das nossas vidas? Algumas pessoas fazem isso melhor do que outras e com mais frequência, mas todo mundo passa por isso. A questão é que Nosedive leva isso para outro nível.

Lacie tem uma postura praticamente perfeita, ela parece ter todo o potencial para chegar no 4.5, talvez por isso mesmo boa parte do público já imagina que ela não vai conseguir. Quando Lacie perde o voo para o casamento, algo que pode fazer ela conseguir a casa que tanto quer, ela perde um pouco a postura, soltando um palavrão. Lacie se recompõe rápido, mas aquele mundo não perdoa. Talvez seja exagero chamar o segurança por causa daquilo, ainda mais abaixar a pontuação de Lacie em uma estrela, que vira 3.1, mas com toda a construção feita até agora, a história continua sem maiores problemas.

Obviamente Lacie não desiste, mas seu emocional está abalado, então sua pontuação vai caindo cada vez mais. Nesse contexto, acontece uma das melhores cenas do episódio, mas que também acaba entregando o final de certa forma. Lacie só consegue carona de uma caminhoneira (Cherry Jones) que conta como ela acabou sendo 1.4. A mulher fala como tinha uma pontuação bem alta, sempre tentando manter a aparência. Um dia seu marido ficou doente, mas ela continuou com a pose e dando 5 estrelas para todo médico. Quando estava para conseguir uma vaga em um tratamento experimental que poderia salvar seu marido, um 4.3, eles perderam o lugar para um 4.4. “Então eu pensei: foda-se”.

black-mirror4

O público já sabe que Lacie vai chegar nesse ponto, ainda mais quando Naomie liga para a “amiga” e diz para ela não ir mais, já que agora sua pontuação está muito baixa (2.6 nessa altura, se não me engano). Lacie insiste que pode ir, que aquilo é temporário por causa do acontecimento no aeroporto, mas Naomie manda a real e diz que só chamou ela porque a pontuação era alta e ela acabaria recebendo notas altas também. O irmão de Lacie já tinha dito que era aquilo, inclusive lembrando a protagonista que Naomie nunca foi uma boa pessoa com ela.

Esse é o ponto em que a personagem quebra. Lacie começa a falar o que sempre teve vontade, não liga mais para ser amável e sua pontuação despenca. Mas agora que ela abriu a boca, todo mundo vai ouvir, então Lacie continua seu caminho até o casamento de Naomie. Apesar desse ponto da história ser a parte em que a protagonista “se liberta”, o roteiro perde um pouco a mão, Lacie provavelmente nunca teria chegado na hora e nem passado pelos seguranças.

De qualquer forma, ela chega e faz seu discurso, que mistura o original que ela preparou e o que ela realmente pensa. Lacie está uma confusão só, passando de uma postura de amarras e fingimento para “foda-se”, toda construção daquele momento mostra isso. Ela faz uma grande cena no casamento de Naomie e é arrastada para fora por seguranças. A última cena mostra Lacie numa prisão junto com um outro cara. Apesar de ser bem forçado o momento em que ela tenta dar nota para o outro preso sem o celular na mão, essa última cena é um alívio.

Por mais que muito indique, desde o começo, que Lacie vai falhar, o episódio te deixa tenso. Não é só pela busca da protagonista em ser “mais popular”, mas porque dá para sentir que aquilo é uma prisão, de certa forma. Finalmente, na última cena, que ironicamente é numa prisão, a personagem finalmente fica livre para xingar quem quiser e soltar um grande “foda-se” no final. E não é só ela, o outro prisioneiro aparentemente tem o mesmo prazer em poder dizer tudo aquilo.

Nosedive usa a “popularidade” das redes sociais para mostrar como ninguém consegue fingir para sempre. Porque guardar tanta coisa só para manter as aparências destrói a gente por dentro. Todos queremos ser aceitos, mas ninguém é de ferro. Apesar de Lacie terminar na prisão, ela parece muito mais feliz do que poderia ter ficado caso tudo acontecesse como ela planejou. Assim como a caminhoneira, ela parece genuinamente feliz agora, sem sorrisos falsos, podendo dizer o que quer. Há inúmeras frases e imagens de efeito na internet sobre como acumular as coisas nos faz explodir eventualmente e  essa é a mensagem final de Nosedive.

Apesar de algumas pessoas terem achado esse o episódio mais fraco, achei Nosedive bom e com uma reflexão muito pertinente. Um bom começo de temporada, mostrando o que realmente é Black Mirror: O problema não é a tecnologia, não é ela que faz mal para as pessoas, e sim o uso que nós fazemos dela.

Anúncios

Um comentário sobre “Nosedive | 3ª Temporada de Black Mirror

  1. poxa, é exatamente por isso que black mirror me dá uma crise existencial tão forte, acho. digo, eu sou uma adolescente, e essa coisa de fingir na rede social é bem comum entre nós, sabe? então por isso eu gostei desse episódio, sinceramente eu tô ficando é doida por causa de black mirror, tá me dando até umas paranoia ahauahsuahsuah
    esse ep me atingiu bem forte, sinceramente. isso é tão a minha geração que poxa, foi na alma mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s